top of page

O que é Terapia Holística?

  • Sérgio Dhubrann
  • 28 de fev. de 2018
  • 4 min de leitura



Vamos juntos compreender o que é terapia holística, e para tanto antes de tudo, abriremos o espaço para conceituar o que é “terapia” e o que é “holística” a partir da sua etimologia (a origem da palavra).


Etimologicamente falando, a palavra terapia tem duas origens aceitas atualmente: na língua hebraica há a palavra teroupha, que significa cura. Na língua grega há a palavra thaerapia, que significa servir aos deuses ou cuidado religioso, que gera o vocábulo therapeuo e therapon que significa literalmente servir/atender/assistir a Deus.


Se continuarmos pelo campo etimológico, teremos ainda a origem da palara cura, servir e religioso. Religioso vem do grego religare = religar. Cura vem do hebraico rapha, que deu origem ao nome Raphael (Rapha = cura, El = Deus) ou Deus Cura, um dos grandes arcanjos, comum nas religiões judaica, cristã e islâmica (novamente voltamos à referências religiosas). Servo vem do grego doulos ou diácono e possui conotação muito próxima a assistir e atender no sentido de servir, auxiliar, “estar junto de”, e neste caso específico servir/estar junto de Deus, o que nos faz retornar para therapon (terapia) e teroupha (cura) e vê-las como semelhantes.


A palavra holística (também de origem grega - holos), significa o Todo, o conjunto, porque dentro do conceito holístico as doenças nunca são vistas por elas mesmas como forças individuais, são antes analisadas dentro de um todo e entendidas como consequência de uma desarmonia de uma ou mais partes do ser. O homem é corpo físico e perecível sim, mas ele também se emociona, raciocina, intui e conscientiza, e esses processos interferem em sua constituição, em seu equilibrio, na harmonia do seu ser completo.


Portanto, podemos finalmente conceituar Terapia Holística como o ato de intermediar e manter uma boa relação entre a humanidade e as forças curadoras divinas, entre terra e céu, entre matéria e espírito, entre denso e sutil, entre visível e invisível. E por que não dizer: Entre yin e yang, sol e lua, positivo e negativo, inspirar e expirar?


Assim, a prática terapêutica, bastante antiga, já objetivava a criação de harmonia, paz bem-estar e alinhamento físico, emocional, mental e espiritual.


A terapia holística é a busca do equilíbrio dinâmico, o equilibrio que nos impulsiona a crescer de forma harmônica e gradual com tudo e todos à nossa volta. É seu ser focado no agora, com força para semear o futuro no presente e colher os sonhos manifestados. É a paz necessária para sentir prazer em viver a vida do jeito mais incrível que há, sendo livre e saudável integralmente! Como dizemos: Permita-se e Liberte-se!


Como acontece o diagnóstico?


Basicamente conhecendo o campo vibracional do cliente, aura, chakras, emoções, crenças, conceitos, doenças manifestas, dores e sofrimentos (queixas). Há varias formas de obter um diagnóstico, tudo depende do objetivo a ser alcançado. Para citar algumas formas de anamnese holística, temos o pêndulo (na radiestesia), os arquétipos (no tarot), a leitura do campo áurico e dos chakras (pela percepção extra-sensorial), métodos intuitivos, conhecendo a vida passo-a-passo do cliente (alimentação, estilo de vida, sono, atividade física, religiosidade, vida social/afetiva e etc), fisiognomonia, quirologia, iridologia, enfim, há uma diversidade de formas de obter as informações necessárias e precisas para o diagnóstico mais específico possível.


Veja que o tratamento é personalizado, único para cada pessoa, não existe uma padronização de tratamentos, à moda da medicina ocidental/convencional.


Terapia Holística é auto-conhecimento, é questionamento pessoal, é encontro e evolução. É superação de medos, é trocar conceitos obsoletos por outros mais eficientes e empoderadores. É poder ser mais a cada dia. Afinal, o que mais é possível? Tudo! Pois as possibilidades começam onde você rompe os limites que colocou para o seu crescimento pessoal.


Quem você realmente é? Por quê você continua andando em círculos em algumas situações da sua vida? Por que age de tal forma? Você está feliz e completa? Qual seu futuro? Você possui sonhos? Talentos? Você é capaz? O que mais você deseja?


A terapia traz muitos questionamentos e obviamente te ajuda a encontrar muitas respostas, e a transformar suas respostas em atitudes! Tudo começa de dentro para fora.


Quem deve fazer terapia?


Todas as pessoas que gostariam de se tornar seres-humanos melhores, mais íntegros, deveriam fazer algum tipo de terapia. Todas as pessoas que possuem problemas em algum nível da vida (material, emocional, mental ou espiritual), deveriam buscar a terapia ideal para alcançar suas resoluções, suas curas. No mínimo, para as pessoas que querem conhecer melhor a si mesmas e desenvolver ainda mais seu potencial de realização e amor. E finalmente, para todos os que anseiam sentir maior liberdade na vida, largar as pesadas malas que veêm carregando sobre os ombros e chegar a um estado de paz e felicidade interiores.


Quanto tempo dura a terapia?


Quanto tempo o cliente desejar que dure. Apenas o próprio cliente pode saber quanto de terapia é bom para ele. Pode ser um dia, uma semana ou um ano, talvez mais, porém só se deve continuar enquanto o cliente perceber que os resultados estão sendo positivos em sua vida, e que o tempo e dinheiro empregados estão sendo bem investidos, afinal você sempre é seu maior investimento.


O cliente sempre terá autonomia para interromper sua terapia quando desejar. Alguma terapia é melhor que nenhuma terapia.


Durante a primeira sessão contudo se for do desejo do cliente, ele poderá questionar ao terapeuta quanto tempo ele indica de terapia para seu caso específico. Lembrando que o tempo pode mudar de acordo com a resistência ou despertar consciente do cliente. Pessoalmente eu já tive casos em que disse que dez sessões seriam o ideal, e o cliente se determinar tanto na sua evolução, que foram necessárias apenas três sessões. Acontece. O contrário também é verdadeiro, e às vezes precisamos de mais sessões.


No fim das contas, quem decide é sempre o ser que procura ajuda, é escolha individual, chama-se livre arbítrio e honramos isso acima de tudo.

Paz e Luz a tod@s!

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page